Oman - Curiosidades

Salamaleikon!!!
Omã (ou também, Oman em Inglês) é um país situado na Arábia, mais especificamente na extremidade oriental da Península Arábica. Capital: Mascate.
O país é constituído por três territórios descontínuos. Os dois territórios menores estão encravados nos Emirados Árabes Unidos, sendo constituídos pelo Enclave de Madha e pela Península de Musandam e territórios adjacentes, no Estreito de Ormuz que separa o Golfo Pérsico do Golfo de Omã. O território maior limita a norte com o Golfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Irã e Paquistão), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iêmen, com a Arábia Saudita e com os Emiratos Árabes Unidos.
Sultão Qaboos Bin Said Al-Said

Sultão Qaboos bin Said nasceu em Salalah dia 18 de novembro de 1940. Ele é o único filho do Sultão Said bin Taimur e é da oitava geração da dinastia Al Busaidi. Ele recebeu educação primária e secundária em Salalah e em Pune, na Índia, e foi enviado para um estabelecimento de educação privado na Inglaterra aos 16 anos. Com vinte anos de idade, ele entrou na Academia Militar Real Sandhurst. Depois de passar por Sandhurst, ele se juntou ao Regimento de Infantaria Britânica, The Cameronians, e foi enviado para o Primeiro Batalhão na Alemanha por um ano e também teve uma posição nas Força Armadas Britânicas.
Depois do seu serviço militar, Sultão Qaboos estudou assuntos de governo local na Inglaterra e, após uma viagem ao mundo, retornou a Salalah onde estudou Islamismo e a história de seu país.

Qaboos assumiu o trono em 23 de julho de 1970 quando se mudou para Muscate. Lá ele declarou que o país não mais seria conhecido como Muscate e Omã, mas teria seu nome modificado para "Sultanato de Omã" para melhor refletir a sua união política.

Sultão Qaboos é o Chefe de Estado, Supremo Comandante das Forças Armadas, Primeiro Ministro, Ministro da Defesa e Ministro de Relações Exteriores. Ufa!!!


Palácio do Sultão em Muscate.
Vista do mar.

Bandeira Nacional de Omã

As cores da bandeira significam:
Branco= Paz, Vermelho="estamos prontos pra guerra quando precisarmos", Verde= Natureza

Roupas

Os homens usam uma vestimenta sem colarinho que cobre os braços e as pernas chamada Dishdasha, no pescoço tem um adorço do próprio tecido que é geralmente perfumado. Na cabeça um chapéu chamado Kummah.

As mulheres usam um tipo de vestido cobrindo braços e pernas, chamada Abayah. Essa não é uma roupa típica Omani, mas sim uma roupa usada pelas Islâmicas, de cor preta geralmente nas grandes cidades. Na maioria dos países do Oriente Médio usa-se Abayah e a cor preta é predominante por moda, porém antigamente elas eram bem coloridas. Na cabeça usa-se um lenço cobrindo o cabelo, também exigência do Islamismo, para serem diferenciadas das não muçulmanas.

Tem gente que se presta!!!!

Todas as placas de advertência, sinalização, etc, estão escritas em Inglês, Árabe e algumas vezes até em Hindi (devido a grande quantidade de Indianos).


Tatuagem de Henna

A tatuagem de henna veio da Índia, mas se tornou uma tradição entre as mulheres em Oman, principalmente entre as solteiras e em casamentos, onde a noiva e as convidades pintam mãos, pés e sabe-se lá o que mais??!!




Beduínos são moradores do deserto de descendência Árabe (antigamente nômades, mas não mais atualmente).




Jóias de ouro exposta em muitas vitrines de joalherias em Oman.

Imagina o peso que a mulher tem de suportar para usar isso tudo. "Mulheres passam qualquer sacrifício para ficarem bonitas em qualquer lugar do mundo!!!"


Sinais de trânsito:

Alguns sinais de trânsito também são muito comuns por essa região, tais como:


Essa é o sinal de passagem de pedestre. Se vocês perceberem bem, o desenho é de um Omani de Dishdasha (roupa tradicional) com o chapéu típico (Kummar).


Cuidados com as Dunas de Areia... no caminho para Salalah tem bastante.

Esse não precisa de explicação, neh!?

Camelos



A moeda Local é o Omani Rial (OMR).

Na data de 15 de julho de 2009, 1 Omani Rial equivale a um pouco mais de 5 Reais Brasileiros (*).

Álcool

Bebidas alcoólicas não são permitidas para os Muçulmanos, porém, para expatriados é possível comprar todo o tipo de bebida em Oman em lojas especializadas (a entrada de muçulmanos não é permitida e as vitrines são completamente cobertas), mas para isso é necessário uma permissão do governo chamada de Liquor Permit, que é válido por 2 anos. Essa permissão é semelhante a um passaporte, onde contém foto, dados pessoais e um limite de compra mensal, que o máximo é estabelecido de acordo com o salário. Para possuir a permissão a pessoa deve ainda pagar uma taxa ao Governo. Só é possível consumir bebidas alcoólicas em sua casa (quem possui a permissão para comprá-las) ou em hótéis e em alguns restaurantes que possuem permissão do Governo para vendê-las. O consumo em lugares públicos é proibida.

A pessoa que quer comprar bebida no Free Shop na entrada do país (exceto muçulmanos) pode passar pela vistoria apenas com 2 unidades de bebida (seja 2 garrafas de whisky ou 2 caixas de cerveja, o importante é que sejam 2 unidades!!)




Halaz - Fim!!




Shukran (شكرًا) - Obrigado!!




Ma‘a as-salamah (مع السلامة) - Tchau!!